Um pen drive é um dispositivo de armazenamento portátil minúsculo de dados que pode ser conectado à porta USB de qualquer computador compatível. Um pen drive consiste de uma memória não-volátil, relógio-gerador, o indicador de LED e um controlador. Alguns pen drives oferecer VoIP, mp3 player, sensor de impressão digital, proteção de senha e outras funções.
A história tecnológica de um pen drive começou com um circuito CMOS. Esta baixa potência, circuitos de alta densidade marcou o início de circuitos integrados digitais. Circuitos CMOS são comparáveis aos circuitos da BIOS de hoje e foram responsáveis pelas configurações básicas do sistema do computador. Houve, no entanto um grande problema com este circuito CMOS. Uma fonte de energia constante era necessário para manter os dados.
Em seguida, houve o advento do chip EEPROM. Este chip superou a desvantagem do chip CMOS mas eles tinham uma vida útil limitada. Os materiais dentro do chip usava com aumento do número de operações de escrita.
Isso abriu o caminho para a entrada de pen drives. Pen drives têm memória flash e por isso são também chamados de drives flash. A memória flash foi originalmente inventado pela Intel em 1988 e forneceram um acesso mais rápido aos dados. A memória flash pode ser usado por qualquer aplicação elétrica que não requerem corrente elétrica. M-Systems (SanDisk) foram os primeiros a trabalhar sobre este conceito em 1998. Inicialmente, a SanDisk colaborou com a IBM na produção do pen drive, mas depois comprou todos os direitos e produziu versões avançadas deste pen drive.
A memória flash foi inventada pelo Dr. Fujio Masuoka para a Toshiba em 1980. A memória flash pode ser tanto NOR e NAND tipos. NOR-tipo chip flash foi trazido para o mercado pela Intel em 1988. NOR baseado em memória flash logo deu lugar para a memória flash NAND do tipo mais acessível. 1989 viu o advento do flash NAND através da Toshiba. Comparativamente, NAND tinha mais rápido apagar e escrever vezes, maiores capacidades de armazenamento e custos mais baixos.
Um pen drive usa chips de memória NAND flash. Chip NAND com capacidade de armazenamento de 1 GB foi introduzido pela SanDisk e Toshiba em 2005. Samsung seguiu o exemplo com uma versão de 2 GB seguido de 4GB e 8 GB no próximo ano. Hoje podemos ter 128 GB de memória pen drive no mercado!
A mais recente tecnologia a ser testada em pen drives é a plataforma U3. A restrição de segurança tem sido muito superada por esta tecnologia. SanDisk desenvolveu esta plataforma. O pen drive pode ser feito à prova de falsificação e integrado com senhas para medidas de segurança. U3 plataforma em pen drives utiliza software de mensagens instantâneas ICQ. Este software ajuda o proprietário pen drive para e-mail e pesquisa do Google com facilidade.
A interface do Launchpad é ativada dentro do pen drive U3 utilizando plataforma. Muitos tipos diferentes de software podem ser carregadas na unidade de caneta através desta interface e vários trabalhos podem ser executados. Estes incluem gerenciamento de fotos, proteção de senha, anti-vírus, sincronização de arquivos e chamada de tomada de software.
A plataforma U3 em pen drives tem a capacidade de personalizar qualquer PC. Ele tem a capacidade de personalizar a área de trabalho, navegadores de jogos, programas de email, mensagens instantâneas e preferências pessoais. No entanto, a segurança de arquivos e privacidade de dados são as considerações mais importantes em pen drives usando U3. Seu software de proteção de senha-única não permite que qualquer violação de segurança.
Pen drives, assim, fez uma marca para si mesmas em nossas vidas e agora são insubstituíveis. Seja ele de gerenciamento de dados, armazenamento, transferência ou de segurança; pen drives não pode ser feito sem. Sua portabilidade e multi-utilidade torná-los o companheiro ideal para qualquer fã de computador. No entanto, é preciso ter cuidado para mantê-lo totalmente livre de vírus, de modo que ele não se transformar em uma maldição de uma benção....
Nenhum comentário:
Postar um comentário