terça-feira, 23 de outubro de 2012

História da Microprocessador


Um microprocessador é um chip único integrar todas as funções de uma unidade de processamento central (CPU) de um computador. Ele inclui todas as funções lógicas, armazenamento de dados, funções de tempo e interação com outros dispositivos periféricos. Em alguns casos, "CPU" e os termos "microprocessador" são utilizados indiferentemente para designar o mesmo dispositivo. Como toda verdadeira maravilha da engenharia, o microprocessador também evoluiu através de uma série de melhorias ao longo do século 20. Uma breve história do dispositivo, juntamente com o seu funcionamento é descrito abaixo.

Trabalhando de um microprocessador

É a unidade de processamento central, que coordena todas as funções de um computador. Gera sinais de temporização, envia e recebe dados para e de cada periférico utilizado dentro ou fora do computador. Os comandos necessários para fazer isto são alimentados para dentro do dispositivo, sob a forma de variações de corrente que são convertidos em instruções significativos com a utilização de um sistema de lógica Booleana. Ele divide suas funções em duas categorias, funções lógicas e funções de processamento. A unidade aritmética e lógica e unidade de controle lidar com essas funções, respectivamente. A informação é comunicada através de um monte de fios chamados ônibus. O barramento de endereços carrega o "endereço" do local com a qual a comunicação é desejada enquanto o barramento de dados transporta os dados que estão sendo trocados.

Tipos de Microprocessadores

Existem diferentes formas em que microprocessadores são categorizados. Eles são

* CISC (Complex Instruction Set Computers)

* RISC (Reduced Instruction Set Computers)

* VLIW (Computadores palavra muito longa instrução)

* Super processadores escalares

Outros tipos de processadores especializados são

* Processador de propósito geral (GPP)

* Processador de Propósito Específico (SPP)

* Application-Specific Integrated Circuit (ASIC)

* Processador de Sinal Digital (DSP)

História e Evolução da Microprocessadores

A invenção do transistor em 1947 foi um desenvolvimento importante no mundo da tecnologia. Ele pode executar a função de um componente grande usado num computador, nos primeiros anos. Shockley, Brattain e Bardeen são creditados com esta invenção e foram agraciados com o prêmio Nobel para o mesmo. Logo, verificou-se que a função deste componente grande foi facilmente realizada por um grupo de transistores dispostos em uma única plataforma. Esta plataforma, conhecido como o chip integrado (IC), acabou por ser uma conquista muito importante e trouxe uma revolução no uso dos computadores. Uma pessoa chamada Jack Kilby da Texas Instruments foi homenageado com o Prêmio Nobel pela invenção do IC, que lançou as bases em que microprocessadores foram desenvolvidos. Ao mesmo tempo, Robert Noyce da Fairchild fez um desenvolvimento paralelo em tecnologia de IC para o qual ele foi premiado com a patente.

ICs provaram sem dúvida que funções complexas poderiam ser integrados em um único chip, com uma velocidade altamente desenvolvido e capacidade de armazenamento. Ambos Fairchild ea Texas Instruments começou a fabricação de CIs comercial em 1961. Mais tarde, os desenvolvimentos complexos no IC conduziu à adição de funções mais complexas em um único chip. O palco estava armado para um único circuito de controle para todas as funções do computador. Finalmente, Ted Hoff da Intel Corporation e Frederico Fagin foram creditados com o projeto do primeiro microprocessador.

O trabalho neste projeto começou com uma ordem de um Busicom japonês calculadora empresa para a Intel, para a construção de algumas fichas para ele. Hoff sentiu que o projeto poderia integrar um número de funções em um único chip tornando viável para fornecer a funcionalidade necessária. Isso levou ao projeto de Intel 4004, primeiro microprocessador do mundo. O próximo na linha era o microprocessador de 8 bits 8008. Ele foi desenvolvido pela Intel em 1972 para executar funções complexas em harmonia com o 4004.

Este foi o início de uma nova era em aplicações de computador. O uso de mainframes e computadores enormes foi reduzida a um dispositivo muito menor que fosse acessível a muitos. Mais cedo, o seu uso foi limitado a grandes organizações e universidades. Com o advento dos microprocessadores, a utilização de computadores escorreu para o homem comum. O processador era o próximo na linha 8080 da Intel com um barramento de dados de 8 bits e um barramento de endereços de 16 bits. Este foi entre os microprocessadores mais populares de todos os tempos.

Muito em breve, a empresa Motorola desenvolveu o seu próprio 6800 em concorrência com o 8080 da Intel. Fagin deixaram Intel e formou sua própria empresa Zilog. Ele lançou um novo microprocessador Z80 em 1980, que foi muito superior a duas versões anteriores. Da mesma forma, um romper da Motorola solicitado o desenho de 6502, um derivado do 6800. Tais tentativas continuou com algumas modificações na estrutura de base.

O uso de microprocessadores foi limitada a tarefa operações baseadas especificamente necessários para os projetos da empresa, como o sector automóvel. O conceito de "computador pessoal" ainda era um sonho distante para o mundo e microprocessadores ainda estavam por vir para o uso pessoal. Os 16 bits microprocessadores começou a se tornar um comercial de sell-out na década de 1980 com o primeiro popular é o TMS9900 da Texas Instruments.

A Intel desenvolveu o 8086 que ainda serve como modelo base para todos os mais recentes avanços na família de microprocessadores. Foi em grande parte um processador completa integração de todas as características exigidas na mesma. 68000 da Motorola foi um dos primeiros microprocessadores para o desenvolvimento do conceito de microcoding no seu conjunto de instruções. Elas foram desenvolvidas a 32 bit arquitecturas. Da mesma forma, muitos jogadores como Zilog, IBM e Apple foram bem sucedidos na obtenção de seus próprios produtos no mercado. No entanto, a Intel teve uma posição dominante no mercado para a direita através da era do microprocessador.

A década de 1990 viu uma aplicação em larga escala de microprocessadores nas aplicações de computadores pessoais desenvolvidos pela Apple recém-formada, a IBM ea Microsoft Corporation. Ele testemunhou uma revolução no uso de computadores, o que até então era uma entidade familiar.

Este crescimento foi complementado por um desenvolvimento altamente sofisticado no uso comercial de microprocessadores. Em 1993, a Intel lançou seu 'Processador Pentium ", que é um dos processadores mais populares em uso até hoje. Foi seguido por uma série de excelentes processadores Pentium da família, que conduz no século 21. O mais recente em uso comercial é o Pentium Dual Core e tecnologia do processador Xeon. Eles abriram um novo mundo de diversas aplicações. Supercomputadores se tornaram comuns, devido a este espantoso desenvolvimento em microprocessadores.

Certamente, esses pequenos chips vai ficar como história, mas vai continuar a controlar o futuro como uma criação genial da mente humana....

Nenhum comentário:

Postar um comentário